/
1.
2.
3.
4.

about

No âmbito da peça de teatro "A Resina e os Resineiros de Alvoco das Várzeas", levada a cena a 16 de dezembro de 2012, pelas catequistas da paróquia de Alvoco (inserida na 3ª edição do evento "Tradição e Transmissão"), resolvi recolher alguns depoimentos acerca desta outrora importante actividade.

Os protagonistas deste trabalho sonoro, de arquivo e documentação, são Acácio Mendes (o "Parente", como lhe chamo) e Assunção Lopes, num importante registo de memória para percebemos o quanto eram difíceis os tempos (anos 50 do século XX) de extracção de resina.

Contudo, nem tudo é sofrimento e trabalho. Há ainda a recordação dos bailes antigos e cantigas tradicionais de Alvoco das Várzeas, pela voz da sempre prestável Assunção Lopes.

Bem hajam!

Luís Antero | março 2015

credits

released March 18, 2015

Gravações Sonoras de Campo/Field Recordings: Luís Antero
Local/Location: Alvoco das Várzeas (Oliveira do Hospital, Coimbra)
Fotos e capas/Photos & artwork: LA
Ano/Year: 2012
(cc) 2015
LA/SdA
005

tags

license

feeds

feeds for this album, this artist

about

Sons de Alvoco Alvoco Das Várzeas, Portugal

Com esta plataforma pretendo dar a conhecer a freguesia de Alvoco das Várzeas (Oliveira do Hospital, Coimbra) na sua vertente fonográfica, ou seja, as paisagens e marcos sonoros que a compõem, preservando e divulgando um legado e riquezas incomparáveis, únicas e insubstituíveis, através de gravações sonoras de campo. ... more

contact / help

Contact Sons de Alvoco