We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Amenta das Almas de Loriga & Encontro de Cantares da Amenta das Almas de S​ã​o Rom​ã​o (2023)

by Luís Antero | Sons de Alvoco

/
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.

about

Depois de em 2019 ter editado o trabalho “Ementa das Almas (Loriga, 2019)”, eis agora que vê a luz do dia este segundo volume dedicado a esta ancestral tradição religiosa, vivida na época da Quaresma.

Como nos refere Joaquim Pinto Gonçalves, num excelso artigo sobre a Amenta das Almas no Portal do Folclore Português (folclore.pt/ementa-almas-quaresma-loriga/#gsc.tab=0):

“Na etnografia de Loriga a existência da “Amenta das Almas” é uma tradição muito antiga, perdendo-se mesmo na noite dos tempos, e que se vem mantendo de geração em geração.
Esta prática religiosa tem lugar na noite de Sábado para Domingo, durante a Quaresma depois da 02h00 da manhã.
Antes dessa hora os “Penitentes” começam por se reunir no Adro da Igreja. Pouco depois e, enquanto alguns sobem para a torre da Igreja, outros espalham-se pela vila em pontos altos que lhes possibilite ver a torre, para travarem um “duelo” de cantos, onde evocam e louvam a paixão e morte de Jesus e a salvação da Almas.
No silêncio da noite, os cânticos ecoam pela Vila, acordando os crentes que começam a rezar.
Por meio de badaladas no sino da torre da Igreja anuncia-se a cerimónia.”

O trabalho que aqui se apresenta segue a ordem cronológica das gravações, com inicio na “Preparação” para a Amenta ou Ementa das Almas, no adro da igreja, subida à torre da igreja, reencontro do grupo de cantares novamente no adro da igreja e arruada (ou “Passos” ou “Via Sacra”) pelas ruas da vila de Loriga.
A segunda parte deste trabalho é a gravação integral do Encontro de Cantares da Amenta das Almas, na Igreja Matriz de São Romão, a 1 de abril de 2023.

Voltamos a Joaquim Pinto Gonçalves:

"“Ementar” ou “Amentar” as Almas?
Outra das pistas que seguimos leva-nos à origem do nome deste ritual.
Em Loriga, desde crianças, habituámo-nos a ouvir falar da “Ementa das Almas“. Todos aqueles que cumpriam este ritual a ele se referiam desta forma. No entanto, a partir de uma certa altura, começou a constar em Loriga que o termo correcto seria “Amenta” e não “Ementa“.
O curioso desta questão é que uns e outros podem estar certos porque ambos os termos existem e com significados similares.
Segundo Sousa Viterbo (*), “amentar“, quer dizer: “Quando os pastores da Igreja rezam pelos defuntos“.
No Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora a palavra “amentar” surge com o significado de “Encomendar as Almas“. No entanto, não quisemos ficar por aqui e fomos procurar a origem das palavras e chegámos a interessantes conclusões.
Segundo o Dicionário Etimológico a palavra “amentar“, do Latim amentare, surge pela primeira vez na língua Portuguesa no séc. XVIII e com o significado de “prender com correias, atar”.
A mesma fonte refere a palavra “amentar“, como tendo origem em mente (lat. Mens mentis) com o significado de intelecto, alma espírito, do Latim Amens amentis com o sentido de que perdeu a mente.

Origem etimológica do termo “ementar”
Mas o mais curioso desta nossa procura é que do ponto de vista da origem etimológica do termo, fomos encontrar o termo “ementar”, também relacionado com mente, como tendo surgido na Língua Portuguesa pela primeira vez no séc. XIII com o significado de recordar.
Perante estes factos poderemos afirmar que termo “Ementar” é o que vem ao encontro da nossa tese de situar o início deste ritual na Idade Média. Por outro lado, os participantes que há duas décadas atrás diziam que estavam a “Ementar as Almas”, estavam, do ponto de vista do português, cobertos de razão.
Afinal o que é este ritual senão o recordar as almas do purgatório?
Assim, no caso de Loriga, é mais correcto dizer a “Ementa das Almas” e não “Amenta das Almas“."

Luís Antero
03.2024

credits

released March 30, 2024

Gravações Sonoras de Campo/Field Recordings: Luís Antero
Local/Location: Loriga e São Romão (Seia)
Ano/Year: 2023
Foto de Capa/Cover Photo/Artwork: LA
Equipamento/Equipment: Zoom H2n + 3Dio binaural mics
Sobre a Ementa das Almas de Loriga/About: folclore.pt/ementa-almas-quaresma-loriga/2/
Agradecimentos/Thanks: a todos os participantes na Amenta das Almas de Loriga, a quem agradeço de forma especial a cordialidade e atenção; Grupos de Cantares da Amenta das Almas de São Romão; Grupo de Cantares Campainha das Almas e Paróquia de São Romão. Bem-hajam!
(cc) 2024
LA/SdA
026

license

tags

about

Sons de Alvoco Alvoco Das Várzeas, Portugal

Com esta plataforma pretende-se dar a conhecer a freguesia de Alvoco das Várzeas (Oliveira do Hospital, Coimbra) na sua dimensão acústica, ou seja, as paisagens e marcos sonoros que a compõem, preservando e divulgando um legado e riquezas incomparáveis, únicas e insubstituíveis, através de gravações sonoras de campo.
Este projecto abraça igualmente o território denominado Vale do Alvoco.
... more

contact / help

Contact Sons de Alvoco

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like Amenta das Almas de Loriga & Encontro de Cantares da Amenta das Almas de São Romão (2023), you may also like: